Shows de humor, música e cineminha marcam o 9º Festival Nacional de Humor de Maranguape, que segue até este sábado (18), na cidade cearense onde nasceu o mestre do humor, Chico Anysio. A noite de abertura, na quinta-feira (16), foi de festa, com a praça Capistrano de Abreu lotada. No palco, humoristas como André Lucas e Tirullipa, que teve em cena a participação especial de Luciano Maia. A festa de abertura do festival foi dupla, com a comemoração do aniversário de Tirullipa, com direito a bolo e parabéns de toda a plateia. A festa nesta sexta-feira (17) também será especial, com o aniversário de 166 anos do município.

AS ATRAÇÕES DE SEXTA (17)

A abertura da programação na Praça Capistrano de Abreu nesta sexta-feira será com o Noneto de Cordas, às 18 horas.  O Noneto de Cordas é um grupo criado dentro da Orquestra Jovem de Maranguape, com o objetivo de fortalecer a prática de estudo da música de câmara. Professores e alunos se unem em grupos menores onde trabalham repertório erudito e popular, fortalecendo assim a Orquestra Jovem. Integram o Noneto de Cordas: 1° violinos – Rélmerson Lima (professor e coordenador do grupo) e Jonas Nascimento; 2° violinos – Roberto Gaspar (professor) e Francisco Wiliam; Violas – Gilcilane Soares (professora) e Karol Mendes; Violoncelos – Edilardo Sousa (professor) e Gabrielly Monteiro; Contrabaixo Acústico – Kelviane Mendes. No Festival, o Noneto interpretará peças de compositores brasileiros como José Madeireira, Ernani Aguiar, João do Pernambuco e Luiz Gonzaga.

Depois da música, começam os shows de humor, com os maranguapenses Rapadura e Seu Isaias abrindo a cena do riso. Em seguida, as atrações da noite são Hiran Delmar e Dinah Moraes. Criador de personagens como Coxinha e Bebel do Jereissati, Hiran Delmar é um dos grandes artistas cearenses responsáveis por levar o humor do Ceará Brasil afora. Seus personagens ganharam fama em seus programas de TV e nos palcos de todo o país. Dinah Moraes é uma representante da nova geração do humor cearense, tendo começado sua carreira em 2015, quando criou um vídeo inusitado. O retorno dos primeiros vídeos na internet surtiu um efeito inesperado e o público abraçou seu humor natural. Com foco em situações comuns, alcançou cerca de 150 milhões de visualizações no Facebook, com mais de 1 milhão de seguidores, e 10 milhões de visualizações no youtube. O show solo “Rir Pra Não Chorar”, que tem roteiro e direção da própria Dinah Moraes, traz a mesma naturalidade de seus vídeos. A vida cotidiana é retratada através de esquetes ou de uma conversa franca com os presentes, estabelecendo uma ligação única com o público, que consegue se identificar com as hilárias situações. A banda Os Brasas do Forró encerra a programação da sexta-feira.

AS ATRAÇÕES DO SÁBADO (18)

No sábado, último dia da nona edição do festival, apresentam-se Rapadura, Seu Isaias, Henrique Vidal, Ciro Santos e João Cláudio Moreno. E quem encerra a festa é a cantora Bete Nascimento.

Henrique Vidal é radialista, palestrante motivacional, apresentador de eventos, produtor de eventos e humorista desde 2011. Tem seu irreverente humor de cara limpa e dá vida a mais dois personagens nos shows a Chirley Maquilarem e ao Menininho. Atualmente mora no Crato e atende toda região do Cariri, Pernambuco e Paraíba, com seus shows. Se apresenta quando está pela capital nas melhores casas de shows como Beira Mar Grill, Via Pizza e shoppings da cidade. É ator de comercial de TV para grandes empresas. É formado em letras pela URCA, e pós-graduado em Literatura Brasileira pela URCA e formado em coaching pelo instituto BBC. Comando várias casas de humor como produtor cultural.

Humor inteligente, elegante e universal marcam o trabalho de Ciro Santos, um dos mais completos artistas do grande celeiro do humor brasileiro, o Ceará. Em seu currículo, acumula a experiência de shows por todo o Brasil e fora do país, como apresentações em Miami, Orlando, Caribe, Bariloche, Buenos Aires e em Portugal. Na TV, participou de programas nacionais com Tom Cavalcante, Leão, Raul Gil, Trapalhões, Criança Esperança, Faustão e, no exterior, de programas com o Herman José e Levanta-te e Ri, na SIC Internacional em Portugal. Faz shows em transatlânticos. Em 2010 estreou nos navios da empresa Island Cruises, viajando por Caribe, Portugal, Espanha, entre outros lugares do mundo. Em dezembro de 2016 trabalhou em um dos navios da MSC fazendo espetáculos pela Costa Brasileira. Ciro Santos está em cartaz há dois anos com o projeto Ciro Santos Convida, no Shopping RioMar Fortaleza e há um ano no RioMar Kennedy.

 

O piauiense João Cláudio Moreno já trilha uma carreira de sucesso de mais de 20 anos, onde canta, atua, conta histórias e estórias, travestidas de piada, uma mais engraçada do que a outra. Ele critica, ora explícita, ora implicitamente deixando nas entrelinhas vestígios contundentes de sua ironia sempre fina, pertinente e bem-humorada. Incorpora, com incomum maestria, desde Mão Santa e seus conhecidos “causos”, até o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e suas inesquecíveis canções. Dá vida desde baluartes irreverentes do humor dos quilates de Chico Anysio e Dercy. Reinventa-se a cada espetáculo, e faz com que seu público renove, periodicamente, os laços de fidelidade para com sua essência de artista genial.

 

O 9º Festival Nacional de Humor é uma realização da APAMA – Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape, com o apoio cultural do Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio institucional da Prefeitura de Maranguape, através da FITEC – Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura. Patrocínio: Banco do Nordeste, Smurfit Kappa, Xerez e Hope. Agradecimentos: Mallory, Zenir, Avine, Enel e Bradesco. Parceria: Açaí Self. Toda a programação tem acesso gratuito.

PROGRAMAÇÃO DE SEXTA E SÁBADO (17 e18.11)

Dia 17.11 (sexta)

 

18h – Apresentação Musical

Noneto de Cordas

19h – Shows de humor

Rapadura e Seu Isaías / Hiran Delmar / Dinah Moraes

Show musical: Brasas do Forró

Dia 18.11 (sábado)

 

18h – Apresentação Musical

Grupo Choro Novo

19h – Shows de humor

Rapadura e Seu Isaías / Henrique Vidal / Ciro Santos / João Cláudio Moreno

Show musical: Bete Nascimento

16 a 18.11 (quinta a sábado)

 

9h às 11h – Humor de Feira

Locais: Rodoviária e Mercado Público

Fei que Dói e Marmita

16h – Sessão do Riso – Filmes de comédia

Local: Casa do Chico

17h – Cortejo do Humor     

Local: Ruas do Centro

Grupos Acordes, Bagagem, Camarim de Teatro, Tambores do Chico, alunos das Oficinas de Dança e Teatro da FITEC. No dia 16: Participação da humorista Dona Fransquinha, interagindo também com o público antes dos shows.

17h às 23h – Feira de Artesanato e Gastronomia

Locais: Praça Capistrano de Abreu e Praça Francisco Colares

* Programação sujeita a alterações

 

SERVIÇO

IX Festival Nacional de Humor de Maranguape – De 16 a 18 de novembro, a partir das 19h, na Praça Capistrano de Abreu (Centro de Maranguape/CE). Informações: (85) 98547-0959 e www.festivaldehumordemaranguape.com. Acesso gratuito.

COMPARTILHAR