No Carnaval 2018, a Unidos do Acaracuzinho desfilou com um enredo em homenagem ao fundador e ex-presidente da escola Raimundo Valdelírio

A Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho, de Maracanaú, é pelo sexto ano consecutivo, a grande campeã do Carnaval de Fortaleza 2018. Esta foi a 18ª conquista da Agremiação Carnavalesca, disparada a maior campeã do Carnaval de Fortaleza. A vice-campeã foi a Escola Tradição da Bela Vista e o terceiro lugar ficou com a Corte do Samba.

Neste ano a escola correu risco de não desfilar após a Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Acecce), tentar impedir a agremiação de disputar o título do Carnaval de Fortaleza. Na ocasião, a Secretaria de Cultura de Fortaleza acatou o pedido da Acecce e excluiu a Unidos do Acaracuzinho da disputa. Após acordo entre as partes, a escola foi a segunda a se apresentar no dia 13 de fevereiro, terça-feira de Carnaval. No seu Desfile, a Escola levou para a Avenida Domingos Olímpio quatro carros alegóricos e 450 brincantes.

Maracatus, afoxés, blocos, escolas de samba e cordões desfilaram no tradicional Carnaval da Avenida Domingos Olímpio, com a apresentação de 40 agremiações, de sábado (10/02) a terça-feira (13/02). Na categoria blocos, “Amigos do Zé” foi campeão, tendo a “Turma do Mamão” como vice e  “Doido é Tu” na terceira posição. Já entre os afoxés, o título foi para “Filhos de Oyá”, seguido por “Omôrisa Ode” e “Oba Sá Rewá”. O cordão campeão deste ano foi o Vampiro da Princesa, o segundo lugar foi para “Princesa no Frevo”, enquanto que a terceira posição foi conquistada por “As Bruxas”. No maracatu, os vencedores foram “Az de Ouro e Nação Baobab”. Ficaram em segundo Vozes da África, Reis de Paus e Nação Palmares.

Unidos do Acaracuzinho – O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Acaracuzinho foi fundado em 1984, na época como bloco de carnaval, por Raimundo Valdelirio. Em 1994, a escola que leva o nome do bairro Acaracuzinho de Maracanaú tornou-se escola de samba. (Oswaldo Scaliotti)