Os estudantes Beatriz Forte Moura Matos, Karen Yasmim Duarte da Silva e Anderson Ferreira de Araújo, da Escola Municipal José de Borba Vasconcelos, realizaram provas da 2ª Fase da XI Olimpíada Brasileira de Química Júnior – OBQJr, no último sábado, 22 de setembro, em Fortaleza. Anderson Ferreira e Áquila Pereira Cavalcante, este último é estudante da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, participarão da 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências – ONC, neste sábado, 29 de setembro. Eles estudam em escolas da rede municipal, que funcionam em tempo integral. As aulas regulares acontecem no período da manhã e à tarde participam de turmas preparatórias para as olimpíadas, atividades pedagógicas e culturais.

Ana Vivian Parente, professora de Ciências da Escola Tancredo Neves, conta sobre o interesse dos alunos pelas aulas. “Eles se empolgaram com os assuntos, porque a área de ciências é bem diversificada, tudo é comprovado na prática e se torna mais interessante. Então quando eles viram biologia, química e física, foi diferenciado. Nas aulas a gente trazia o conteúdo bem interligado com o dia a dia deles, demonstrando exemplos, formas diversificadas de pensar e resolver as questões”, ressaltou a professora.

O estudante Anderson Ferreira conta a relevância de sua participação nessas olimpíadas. “A experiência adquirida na preparação que tivemos em sala de aula com nossos professores de ciências, Ledilson Rodrigues e Beatriz Valéria, é indescritível. Estudar em uma escola de tempo integral ajuda a adquirir mais conhecimentos, sem deixar o tempo ocioso. No dia da 1ª Fase dessas provas, eu estava muito nervoso, mas deu tudo certo e agora para segunda fase eu espero me sair bem e alcançar a classificação”, contou o aluno.