A pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural tem início nesta sexta-feira (03), com a aula inaugural de tema “Políticas Culturais no Ceará – Panoramas e Perspectivas”, ministrada pelo Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba. A atividade terá início às 19 horas no Centro de Ciências da Saúde (CCS) – UVA, em Sobral, e é aberta ao público.

Na aula, Fabiano apresentará uma retrospectiva histórica das políticas culturais no Ceará, além dos principais conceitos e modelos. Será colocado em pauta as relações estabelecidas entre Estado e Cultura, a institucionalização e administração pública da cultura, a legislação cultural vigente, a relação entre identidade e políticas culturais, bem como a avaliação dos principais impactos sociais e econômicos decorrentes dessas políticas. Também serão abordados os diferentes contextos governamentais e a construção de uma política cultural partilhada com a sociedade civil.

Fabiano dos Santos Piúba é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP e historiador graduado pela UFC. Foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e no ano de 2014. No Ministério da Cultura também assumiu a função de Secretário Substituto da Secretaria de Articulação Institucional entre 2008 a 2010 e de Coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura no ano de 2008. No Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO), organismo internacional ibero-americano e intergovernamental, assumiu no período de 2012 a 2013 a Direção de Leitura, Escrita e Bibliotecas. Foi Coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

O Laboratório de Gestão Cultural é uma pós-graduação lato sensu voltada para a formação de gestores culturais, que busca não somente apresentar novas dinâmicas do campo e orientar quanto ao uso de ferramentas de gestão, mas também aliar conhecimentos técnicos a uma formação humanística consistente, em consonância com os desafios econômicos e sociais do século XXI. Em sua primeira turma participam 68 alunos oriundos de 18 cidades do estado do Ceará, dentre produtores e gestores culturais, técnicos de Secretarias da Cultura, conselheiros e representantes de núcleos de cultura e arte.

Durante a pós-graduação serão realizados três seminários, dez cursos livres e cinco oficinas, abertos ao público também. Além disso, todas as disciplinas terão vagas para ouvintes. Os interessados podem encontrar o calendário das disciplinas no sitewww.laboratoriosculturais.com.

SERVIÇO 

“Políticas Culturais no Ceará – Panoramas e Perspectivas”, com Fabiano dos Santos Piúba – Aula Inaugural da Pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural, dia 03/08 (Sexta-feira), às 19h no Centro de Ciências da Saúde CCS – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Av. Comandante Maurocélio, 155, bairro Derby, Sobral – CE). Informações: www.laboratoriosculturais.com. Acesso gratuito e aberto ao público.