O movimento cultural de Maracanaú teve uma semana auspiciosa com a realização de dois eventos que colocaram os olhares da imprensa e das autoridades na cultura local e nos autores culturais de Maracanaú.

No Teatro Dorian Sampaio foi realizado durante uma semana o 6º Festival de Cinema de Maracanaú, o FestCine Maracanaú. Foram inscritos mais de 300 filmes de todo o Brasil e a audiência contou com a parceria com as escolas municipais, principalmente a Universidade Operária, levando mais de 1.500 expectadores.

O evento no encerramento contou com a presença do Prefeito Firmo Camurça e da Deputada Fernanda Pessoa, que se prontificou a repercutir o mesmo na Assembleia Legislativa do Estado.

Já no sábado a cultura foi para a Praça e recebeu dois ex-governadores do Estado do Ceará. Gonzaga Mota e Lucio Alcântara participaram do lançamento do 1º Sábado Cultural, promovido pela Academia Maracanauense de Letras – AML, com apoio da Editora do Escritor Cearense e da Prefeitura de Maracanaú.

Realizado na Praça Valdemar de Alcântara, local dos eventos do Grupo Garajal e ponto de cultura do município, contou com declamação de poesias, hip-hop, pastoril e a presença dos índios Pitaguarys.

O Prefeito Firmo Camurça recebeu as reivindicações do segmento cultural e falou da satisfação em receber os dois ex-governadores no município e agradeceu a parceria com a Editora do Escritor Cearense.

Esteve presente também o escritor Esio de Sousa, que apresentou o mais recente lançamento e a Deputada Fernanda Pessoa, que comunicou a Sessão em homenagem ao Dia da Literatura Cearense, quando serão homenageados escritores cearenses, dentre eles o Professor Geovani Gomes e Allan Kardec Marinho, ambos Presidente e Vice da Academia de Maracanaú.

A Academia Maracanauense pretende estender o evento para as praças do município, uma vez por mês.

COMPARTILHAR